A acupunctura é uma das abordagens terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa.

Consiste na inserção de agulhas mais finas que um cabelo em locais específicos da pele - Pontos Energéticos - os quais vão permitir aceder aos órgãos e consequentemente exercer um estímulo sobre os mesmos.

Continuar...

A Moxibustão é uma técnica de aquecimento dos pontos energéticos (locais na pele onde é possível aceder ao Meridiano e por conseguinte ao órgão ao qual esse Meridiano está ligado).

Este processo é realizado através da queima de uma erva medicinal denominada Artemísia, esta planta é usada devido aos seus efeitos químicos e pelo seu espectro infravermelho extremamente eficaz.

Continuar...

As Ventosas são um método de tratamento, que consiste na sucção da pele fazendo vácuo com um recipiente, normalmente de vidro, com o objetivo de estimular uma região do corpo, obtendo assim um efeito terapêutico.

A obtenção de vácuo realiza-se normalmente através de fogo, o qual consume o oxigénio dentro do recipiente ou mecanicamente por sucção do ar por uma bomba.

Continuar...

Gua Sha é uma técnica ancestral cujo nome é composto por dois caracteres. Gua significa raspar ou esfregar e Sha areia.

Em termos práticos, corresponde à raspagem da pele com a ponta de um instrumento próprio para este efeito ou utilizando as costas de uma colher, uma pequena tampa de metal ou mesmo a borda de uma moeda.

Continuar...

Através da Termografia é possível percorrer o rasto de temperatura produzido pela dor, descobrir a sua origem e tratar.

Patologias como inflamações, hérnias ou mesmo cancros possuem uma temperatura própria.

Com a Termografia é possível detetar essas variações de temperatura e assim perceber se existe ou se está em formação alguma patologia.

Continuar...