O efeito da acupuntura decorre da introdução das agulhas em locais apropriados.

Em geral, os pacientes têm sensações semelhantes à pressão leve, como peso, dor leve ou, raramente, “choquinho”, que pode irradiar-se ao longo do membro, quando a agulha é introduzida.

Essas sensações podem ser reforçadas pela técnica de manipulação, de modo a aumentar o efeito da acupuntura. No entanto, nem todos os pacientes apresentam essas reações.

Além das já mencionadas, as sensações de flutuação, tremor de músculo, vontade de urinar ou evacuar, sonolência, tontura leve, corpo leve/pesado também são relatadas.

E muitas vezes só acontecem nas primeiras duas aplicações e são indicativas de que o paciente está a ter um boa resposta à acupuntura.

Em situação de tensão pré-menstrual, paciente muito tenso ou paciente com dor aguda, a aplicação da acupuntura pode ser mais dolorosa.

O paciente nessa situação deve avisar o médico, que poderá escolher outro método ou ponto mais adequado, evitando assim o desconforto.

Eventualmente, a agulha pode “acertar” algumas fibras nervosas na pele provocando dor tipo choque ou aguda, mas esse fenómeno é raro.